quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

''RETETÉ'' DE JEOVÁ E OS BEREANOS


Cada vez mais tenho percebido que parte dos evangélicos estão vivendo um estranho tipo de evangelho. O sensacionalismo bem como o emocionalismo catársico, fruto do chamado retété de Jeová tem ditado em nome do Espírito Santo comportamentos absolutamente contrários aos ensinos bíblicos.

Em nome da experiência, doutrinas e práticas litúrgicas das mais estapafúrdias tem se multiplicado em nossos arraiais. "Sapatinho de fogo, unção do cajado, do riso, do leão, da urina, de galo que profetiza”, entre tantas outras mais fazem com ruborizemos diante de tanta sandice. 

Talvez ao ler este texto você esteja dizendo com seus botões: quem somos nós para julgar alguém? A Bíblia nos ensina que não podemos julgar ninguém. Ora, quando o Senhor Jesus advertiu contra o juízo temerário (Mt 7:1-6), Ele não estava declarando pecaminoso e proibido toda e qualquer forma de juízo. Dentro do contexto de Mateus nosso Senhor nos induz a discernir quem é cão e porco para que não se desperdice a graça de Deus. Julgar não é pecado! Afinal o próprio Deus exerce juízo. Ele mesmo nos ordena exercer o discernimento, que diga-se de passagem é o dom mais ignorado, e talvez o mais odiado hoje em dia.
Cristo julgou os escribas e fariseus pelo seu comportamento hipócrita e doutrinariamente distorcido (Mt 23:1-36). Se o julgar não é o papel de um homem de Deus, então creio que tanto os profetas do Antigo Testamento como os apóstolos devem ser despidos deste título! O que falar então dos crentes de Béreia? Ora, diz a Bíblia que ele não engoliam qualquer ensinamento, antes pelo contrário, verificavam se o ensino estava de acordo com a sã doutrina.

Como já escrevi inúmeras vezes, creio veementemente que boa parte dos nossos problemas eclesiásticos se deve ao fato de termos abandonadoas Escrituras. Não tenho a menor dúvida de que somente a Bíblia Sagrada é a suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; só ela é o árbitro de todas as controvérsias, como também a norma para todas as decisões de fé e vida. É indispensável que entendamos que a autoridade da Escritura é superior à da Igreja, da tradição, bem como das experiências místicas adquiridas pelos crentes. Como discípulos de Jesus não nos é possível relativizarmos a Palavra Escrita de Deus, ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

Em tempos difíceis como o nosso, precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento.

Renato Vargens

5 comentários:

  1. Deus continue abençoando..lindas mensagens!!!

    ResponderExcluir
  2. Atos cap. 2 ver.13 :"Outros porém zombavam dizendo: Estão cheios de vinho.''ESTE VIDEO É UM EXEMPLO DE CRITICOS QUE NÃO ORAM NEM LEÊM A BÍBLIA E NUNCA JEJUARAM NA VIDA.NÃO SABE O QUE É PODER DE DEUS.NÃO CONTRIBUEM PRA NADA NA OBRA DE DEUS.SÓ SABEM CRITICAR.VÃO QUEIMAR NO INFERNO!!!

    ResponderExcluir
  3. Leia 1 Coríntios 12 dpois num fike falando besteira.

    ResponderExcluir
  4. No começo dos tempos ,Deus falava com seus servos ,depois mandou seu filho JEsus , e depois deixou o Espirito santo.

    ResponderExcluir