terça-feira, 23 de novembro de 2010

O SURGIMENTO DA DIABÓLICA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

A concepção do evangelho da prosperidade está na cosmo visão de movimentos heterogêneos do início do século XX, conhecidos como “seitas metafísicas”, o que é o equivalente ao movimento da Nova Era dos dias atuais.

Um pouco sobre a vida de seu fundador

Kenneth Hagin nasceu prematuro, em 1918. Teve sérios problemas de saúde durante toda sua infância e adolescência. Cresceu em um ambiente financeiramente humilde e viveu o período da Grande Depressão dos EUA. Aos seis anos, seu pai abandonou a família e, posteriormente, sua mãe não suportou as pressões da vida e adquiriu sérios problemas físicos e mentais. Hagin tornou-se um jovem irritado e revoltado. Passou a morar com seus avós. Aos 15 anos, sua saúde piorou, chegando a ter um diagnóstico de que lhe restava pouco tempo de vida.

Segundo seu testemunho, durante aquele período de profunda enfermidade, ele recebeu várias visões em que ele teria sido levado ao inferno e depois ao céu, três vezes em seguida. As viagens ao inferno conduziram-no ao arrependimento e as viagens ao céu levaram-no à fé e à conversão. Nessas visões ele teria recebido uma revelação do verdadeiro significado de Marcos 11: 23-24, que diz:

Porque, em verdade vos digo que, qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis, e tê-lo-eis”.

Durante as visões, ele afirma que recebeu o verdadeiro entendimento sobre a natureza da fé cristã. A essência da revelação era que para que a pessoa possa obter os resultados das orações, ela deveria pronunciar em voz alta seus pedidos e nunca duvidar de que tenham sido respondidos, mesmo que as evidências físicas mostrassem o contrário. Uma vez feita a oração, o fiel deve afirmar constantemente a resposta (que ele deseja obter) até que surja a prova. Essa é a essência do que hoje é ensinado como
 “confissão positiva”. Hagin afirma categoricamente que todas essas revelações vieram diretamente da boca de Deus para ele.

Hagin declarou que depois de passar 8 meses afirmando sua própria cura ele saiu da cama e nunca mais ficou doente. Decidiu, então, consagrar sua vida ao Senhor e viver para pregar o evangelho. Formou-se no segundo grau e logo passou a pastorear uma igreja batista. Depois de contar sobre suas visões e de afirmar ter recebido o dom de línguas, foi “convidado” a deixar seu cargo na igreja poucos meses depois.

Kenneth Hagin resolveu se envolver com a Assembléia de Deus, porque ali havia ampla aceitação para “visões” e dons espirituais. Durante os 12 anos seguintes, pastoreou diversas igrejas pentecostais na região sul dos Estados Unidos. Ele fez tanto sucesso nos anos 50 por causa da efervescência do movimento carismático da época, que no início dos anos 70 resolveu fundar seu próprio ministério de cura divina. Vale salientar que foi através dos ensinamentos dele que surgiu a “explosão” dos grandes nomes de hoje da cura pela fé. Fundou sua própria escola, conhecida até hoje como
 Instituto Bíblico Rhema.

Ressaltamos que Hagin nunca teve nenhum preparo teológico, nem nunca foi pupilo de nenhum pastor. Sua teologia é baseada completamente nas supostas revelações que Deus concedeu a ele. Com essas afirmações, Hagin tinha poder suficiente para dizer que não podia ser questionado, pois questioná-lo seria o mesmo que duvidar do próprio Deus...



O texto foi baseado no segundo ponto do capítulo 1 do livro “O evangelho da Prosperidade”, edição revisada com guia de estudo. Autor: Alan B. Pieratt, edições Vida Nova, 1995.

Um comentário:

  1. OLÁ JEFFERSON
    A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É PAI DA MAIORIA DOS TELEVANGELISTAS BRASILEIROS...UMA TEOLOGIA TRIUNFALISTA É ABSOLUTAMENTE UTÓPICA E FANTASIOSA..SÓ UM SURTADO SEM TER OS PÉS AO CHÃO PARA CRER NESSA HISTORINHA CONTADO PELA VOVOZINHA RSSS..

    ResponderExcluir