sexta-feira, 15 de outubro de 2010

QUEM É O PRECURSOR DO "PEDE PRA SAIR?''

Dia 8 de outubro, ante grande expectativa do público e da crítica, enfim foi lançado nacionalmente o filme "Tropa de Elite 2", continuação da história do Capitão Nascimento, personagem vivido por Wagner Moura. 

Na película, também dirigida por José Padilha, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlin de 2008, o ator retoma seu personagem mais marcante. Dez anos mais velho, cresce na carreira e passa a ser comandante geral do BOPE, e depois Sub Secretário de Inteligência. Em suas novas funções, Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, sem perceber que ao fazê-lo, está ajudando aos seus verdadeiros inimigos: os policiais e os políticos corruptos, que submetem a segurança pública a interesses pessoais. Mas voltemos um pouco no tempo...
No ano de 2007, com o lançamento do longa-metragem "Tropa de Elite", o bordão "Pede pra sair!" ecoou pelo Brasil afora por meses.
A frase de efeito foi repetida à exaustão, assim como outras falas do protagonista: "tá com medinho?", "você não é caveira, você é moleque!", etc.
Quanto ao bordão "pede pra sair", é relativamente comum na caserna, não tanto com essas mesmas palavras, mas em expressões análogas, dentre as quais destaco: "ninguém falou que ia ser fácil...", "aloprou, pede baixa!", "ninguém foi à porta da sua casa implorar pra que você entrasse aqui!" (i.e., entrou porque quis, agora não reclame). 
Um dia desses, enquanto meditava na Palavra percebi que Jesus, no âmbito do cristianismo, foi o precursor de tal bordão. Isso está implícito na passagem narrada no Evangelho segundo escreveu João, capítulo 6.60-68:
"Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?”  Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza? Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes? O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”. Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?"
Parafraseando as palavras do Mestre contidas no versículo 68: "Está ruim? Pede pra sair!"
Não é por acaso que a Bíblia compara a vida cristã  à carreira militar. Exige disciplina, perseverança, amor à causa.
E como ninguém é obrigado a seguir a carreira militar, Jesus não obriga ninguém a segui-lo. Não está aguentando? Pede pra sair. O SENHOR é claro: dotou-nos com a liberdade de escolha e não a viola. Afirma: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". Destaquei o "se". Acho lindo isso. Ele te dá a opção e respeita sua escolha. Não coage ninguém a amá-lo. Não engana ninguém, nunca prometeu que daria a seus seguidores um BMW, uma cobertura duplex, um organismo de aço, uma vida isenta de problemas. Pelo contrário, por intermédio de sua palavra nos diz: "no mundo tereis aflições."
Não siga Jesus em troca do que Ele pode te dar, na condição de Rei dos reis e Senhor dos senhores. Antes, siga-o por sua condição de Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ou seja, siga-o por aquilo que Ele é, e não por aquilo que Ele pode te dar.
Segui-lo em troca de meros bens materiais é barganha, das piores. É querer fazer negócio com Deus.
Seja humilde e diga a Ele o mesmo que Pedro: "Simão Pedro lhe respondeu: 'Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus'."
Mas, em todo caso, Ele não te obriga a ficar. Se não está aguentando, pede pra sair! Ou, nas palavras do SENHOR expressas a Gideão: "Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem {for} covarde e medroso, que volte e vá-se apressadamente (...)".
Soli Deo Gloria

Alessandro Cristian 

2 comentários:

  1. Olá, prezado irmão...
    Faltou um link para o blog do autor e os devidos créditos...
    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Está perdoado (rsrs).
    Respondendo à sua pergunta, pertenço ao efetivo da PMESP.
    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir