domingo, 17 de outubro de 2010

JOHN ELIOT - O APÓSTOLO DOS ÍNDIOS

John Eliot (1604-1690) é conhecido como "o apóstolo dos índios". Ele nasceu em agosto 1604 em Widford, Hertfordshire e cresceu em Nazeing, Essex, ele matriculou-se em 20 de março de 1619 no Jesus College, Cambridge, e formou-se bacharel em 1622. Sua opinião dissidente congregacionalista forte o levou a partida para a Nova Inglaterra (EUA) em 1631 reduto de congregacionais.
Eliot chegou em Boston e foi seguido logo depois por outros membros de sua família e outros vizinhos de Essex, incluindo Mumford Hanna, com quem se casou em outubro de 1632. Eles tiveram uma filha e cinco filhos, dos quais apenas um sobreviveu. Em novembro, ele tornou-se pastor da Igreja Congregacional em Roxbury, perto de Boston, onde serviu para o resto de sua vida. Ali ele fundou uma escola primária e ajudou a preparar uma tradução métrica dos salmos, conhecido como The Bay Psalm Book (O Livro de Salmos da Bahia) para a utilização de sua congregação nos cânticos.
Foi como pastor em Roxbury que Eliot começou a mostrar dedicação ao bem espiritual e material dos índios e isto o distinguiu ao longo de sua vida. Ele se pôs a aprender Algonquin, a língua nativa local e, após dois anos de estudos, começou a pregar para os habitantes nativos.
Ele não foi o primeiro a pregar aos índios, mas foi a primeira pessoa a dedicar sua vida a esta tarefa. Sua primeira visita pastoral aos nativos foi em outubro de 1646, em um lugar chamado Nonantum (agora Newton), em Massachusetts, onde pregou seu primeiro sermão aos índios.
Em 1651, com a ajuda financeira da Corporação de Londres para a Promoção e Propagação do Evangelho entre os índios da Nova Inglaterra, Eliot criou uma resolução nativa em Natick, também em Massachusetts, que beneficiou os nativos com ocupações, casas e roupas. Posteriormente, mais treze colônias foram estabelecidas. A primeira igreja indígena foi fundada, em Natick, em 1660. A Corporação pagou os salários de professores e pregadores, fundou escolas, e ajudou nas despesas de traduções de impressão.
Enquanto isso, Eliot estava trabalhando em sua grande conquista, a tradução da Bíblia para a língua Algonquin. Suas primeiras traduções foram de algumas curtas passagens das Escrituras, incluindo os Dez Mandamentos, a Oração do Senhor e alguns dos salmos. No início de 1658, ele escreveu sobre os indígenas: "Todo o livro de Deus está traduzido em sua própria língua, mas falta a revisão, transcrição e impressão. Oh, que o Senhor assim se mova, que de uma maneira ou outra, possa ser impresso”. Sua oração foi respondida pela Corporação para a Propagação do Evangelho, que financiou a publicação de suas traduções do livro do Gênesis e do Evangelho de São Mateus, em agosto de 1658, e de alguns dos salmos, em Dezembro de 1658.
Em setembro de 1661, sua versão do Novo Testamento foi publicada. A Bíblia completa apareceu em 1663. Esta é a primeira edição da Bíblia a ser publicada no continente americano. A maioria destas Bíblias em Algonquin foram destruídas, e as novas colônias devastadas, durante as "guerras indígenas" da década de 1670, e Eliot pediu a Corporação para publicar uma nova edição.
Eliot empreendeu uma profunda revisão de sua tradução para a segunda edição, a versão revisada do Novo Testamento sendo publicado em 1681 e o Antigo Testamento em 1685.
Ele também escreveu uma série de outros livros, seus primeiros volumes na linguagem Algonquin foi um catecismo em língua indígena, publicados em 1658, e ele também escreveu uma gramática da língua Algonquin, que foi publicada em 1666. Em 1678, escreveu A Harmonia dos Evangelhos, a vida de Cristo compilada a partir dos quatro evangelhos.
John Eliot era um homem que levou a sério o objetivo de levar o evangelho aos índios, pois ele passou 60 anos de sua vida nesse esforço. Foi John Eliot que, praticamente sozinho, desenvolveu uma linguagem escrita para as tribos indígenas da Nova Inglaterra e traduziu a Bíblia inteira neste idioma. Devido a esta realização e seus longos e incansáveis esforços evangélicos, mais tarde os historiadores deram-lhe o título de "Apóstolo dos Índios".
Joelson Gomes - História Congregacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário